Vamos falar sobre empatia?

BRUNO ADRIANO

BRUNO ADRIANO

Um sentimento tão bonito, mas ignorado por muitos e que representa uma redenção para o nosso presente e futuro.

Quer saber um pouco mais sobre empatia? Então, este artigo foi feito para você!

Empatia deriva da palavra empatheia, que no grego significa paixão. A partir daí, vemos a importância dessa palavra.


Sendo assim, significa que podemos usar esses dois termos como sinônimos?


Se considerarmos que paixão seria o sentimento de compreender o outro, uma expressão pode ser substituída pela outra sem a alteração do sentido, sim!


A empatia é justamente isso: a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir o que o outro sentiria caso você estivesse na mesma situação vivida por ele.

O processo do despertar a empatia: O que fazer para ter empatia? Pequenos esforços podem te ajduar na busca pelo desenvolvimento da empatia. ⁣Aí vão algumas dicas:


1- Ouça com atenção para compreender;⁣
Esteja disposto a ouvir o que as pessoas têm a lhe dizer e, assim, buscar compreender as suas reais necessidades. Essa é uma das melhores e mais sinceras maneiras de demonstrar empatia.


2- Não julgue;⁣
Antes de julgar, tente se informar e lembre: respeitar o que o outro sente não quer dizer ter que sentir o mesmo. Você deve respeitar.


3- Reveja seus pensamentos e preconceitos;⁣
Não esqueça que cada pessoa tem uma maneira de ver o mundo e de encarar a realidade que se apresenta. O seu ponto de vista não é melhor nem pior do que o de ninguém.


4- Explore o coração e não apenas a cabeça;
Pensar e agir com o coração nos faz sermos melhores.


5- Se coloque no lugar do outro.
Calce os sapatos do outro e enxergue a sua realidade.

Pratique a empatia!


A empatia é considerada um dos sentimentos mais genuínos e puros que uma pessoa pode nutrir, e é reconhecida hoje como um ingrediente essencial do bem-estar humano, ajuda a criar as relações humanas que dão sentido às nossas existências e expande nossas paisagens mentais, proporcionando novas perspectivas sobre o mundo e sobre nossas próprias vidas. É uma competência essencial para o convívio social, seja no ambiente profissional ou familiar.

Viu como é maravilhoso praticar a empatia? Olhe com os olhos dos outros por um instante!

Open chat